O que é o portal Fauna Silvestre de Curitiba?

O portal Fauna Silvestre de Curitiba é uma plataforma digital participativa desenvolvida pelo Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna (MAPCF) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Baseada nos princípios da Ciência Cidadã (na qual a contribuição dos cidadãos é majoritária para determinada investigação científica), esta ferramenta permite que os moradores de Curitiba contribuam para o melhor conhecimento e monitoramento da fauna silvestre da cidade, seja registrando encontros ocasionais, buscando orientações em situações de risco, tirando dúvidas ou participando de projetos de pesquisa científica participativa.

Curitiba possui registros de ocorrência de mais de 3000 mil espécies de fauna silvestre, conforme o resultado do Inventário da Fauna de Curitiba 2023, oficializado pelo Decreto Municipal 1082/22. A maioria das espécies habita a ampla área verde da cidade, que conta com ativo ambiental de Curitiba formado por mais de 13 milhões e 899 mil m2 de áreas verdes representados por 1.184 Unidades de Conservação da Prefeitura: Jardim Botânico, Zoológico, Museu de História Natural Capão da Imbuia, parques, bosques (também os BCBUs), centenas de praças, jardinetes, largos, eixos de animação, jardins ambientais, Áreas de Proteção Ambiental e Estações Ecológicas, além das Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal (RPPNMs).

Por meio do Fauna Silvestre de Curitiba é possível enviar registros como fotos, vídeos e áudios, junto a informações da localização do animal encontrado. Os registros permitem a identificação e validação da ocorrência das espécies, e por consequência, o monitoramento das mesmas. De forma prática, os cidadãos podem notificar e receber orientações específicas sobre animais silvestres, encontrados casualmente ou em situação de risco, podem participar de pesquisas científicas, especialmente no auxílio à coleta de dados sobre animais específicos, além de contribuir para um catálogo público das espécies já registradas.
 

Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS)

O portal Fauna Silvestre de Curitiba visa complementar o serviço oferecido desde 2019 pelo Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS), dedicado exclusivamente ao acolhimento, tratamento e destinação de animais silvestres feridos em Curitiba. O CAFS recebe tanto animais nativos quanto exóticos, que chegam por meio de entregas voluntárias e apreensões. Até 2024 foram atendidos 12.799 animais, a grande maioria de representantes da fauna nativa da cidade – mais de 150 espécies de animais, principalmente de aves, mamíferos e répteis já foram atendidas pelo CAFS.

Entretanto, uma significativa parte dos animais recebidos não precisava de atendimento e poderia ter sido evitada caso orientações específicas pudessem ser repassadas previamente. Para esta necessidade, o portal disponibiliza a seção “Encontrei um animal silvestre”, onde qualquer cidadão pode cadastrar encontros com espécies da fauna, seja ocasionalmente ou em uma situação de risco (por exemplo, um animal atropelado ou qualquer risco de acidente). Ao cadastrar o registro, o cidadão receberá orientações específicas de como prosseguir, especialmente sobre se há ou não necessidade de encaminhar o animal ao CAFS ou outros setores especializados da Prefeitura (como o Centro de Controle de Zoonoses e Vetores de Curitiba ou a Rede de Proteção Animal).
 

Informações sobre o horário de funcionamento do CAFS:

Dias e horários: Todos os dias, inclusive sábado, domingo e feriados, das 9h às 11h30 e das 13h às 15h.
Local: Rua Prof. Nivaldo Braga, 1395, Capão da Imbuia - Curitiba